Caminhada na floresta em Unreal Engine 5

Matheus Martins

Um dev usou a Unreal Engine 5, a engenharia da Epic Games, para recriar uma caminhada na floresta de maneira perfeita.

O vídeo é tão realístico que chega a assustar, já que chega a se assemelhar muito a uma gravação feita com o celular. Mas tudo isso é não passa de uma demo feita com a Unreal que consegue enganar direitinho qualquer pessoa desavisada na internet.

A Unreal está sendo usada para desenvolver diversos novos jogos da nova geração (os chamados True-next-gen), com uma grande remessa de games novos focados para serem lançados no ano que vem.

A demo publicada pelo canal Digital Dreams no Youtube foi feita pelo dev PolyAsset3D e faz parte de uma galeria de vários outros vídeos como The Witcher, Horizen Zero Dawn, Uncharted, GTA e vários outros jogos sendo usados com o sistema Ray Tracing que sintetiza as imagens baseado no trajeto que os raios solares percorreriam no mundo real.

No vídeo de 9 minutos e vinte e seis segundos, acompanhamos uma caminhada por uma floresta selvagem brilhante cheia de gramas, ramos e rochas. A trilha nunca parece ter fim, revelado uma nova dimensão de detalhes a cada minuto, mas o que mais impressiona é a qualidade com que os gráficos ultra-realístico são feitos.

Há sol por toda parte da relva, e tons diferentes de verde e musgo nas pedras como se cada raio de sol direcionado fosse estritamente lançado na camada e quantidade certa.

Ao correr pela mata em uma perspectiva em primeira pessoa, você pode ver como uma folha não perde seus detalhes mesmo quando se chega perto demais dela e alternar tranquilamente entre uma área reluzente de luz do sol para um canto da trilha com mais sombra.

Área ensolarada usando Lumen e Ray Tracing
Área mais escura da trilha/as folhas não perdem os detalhes

Nos comentários, muitas pessoas chamaram a demo de deslumbrante ou incrível. Um inscrito disse que se alguém dissesse que o vídeo se tratasse de uma gravação da vida real, acreditaria na pessoa. Outro elogiou os assets feitos para produzirem cada detalhe e lamentou que as grandes desenvolvedoras não tenham vontade de lançar jogos com uma premissa tão simples.

Lamentando ou não, é impossível negar o quão fotorealístico o projeto é, tanto quanto outras demos existentes por aí, e só podemos torcer para que as grandes empresas vejam a oportunidades de lançarem jogos com esse nível de realidade virtual.

Deixe um comentário