Crítica: “Invasão Secreta” mais investigativo do que nunca

Matheus Martins

Após ser demitido da S.H.I.E.L.D, Nick Fury precisa recorrer aos únicos que pode confiar. Talos já era uma adição conhecida nessa equação, mas o final do episódio de semana passada revelou que Nick está envolvido amorosamente com uma skrull, Varra (Charlayne Woodard). O que isso significará para a poderosa dinâmica guerra entre a raça e os humanos, só o tempo dirá.

O que importa é que em comparação com o primerio episódio, no episódio 3 de Invasão Secreta aqui está tudo mais intenso. Existe uma adrenalina no ar e o perigo pode ser sentido entre cada pequena interação entre humanos, skrulls, e humanos de novo. Abrimos o episódio com mais skrulls sendo recrutados a uma guerra que ganha um perigo maior a medida que avança com o tempo.

A presença de Gravik é ainda mais intensa nesse episódio. O personagem definitivamente pisou para fora da sombra e está por toda parte, um super-skrull que promete ser um dos vilões mais memoráveis do MCU em 2023 ao lado de Alto Evolucionário e Namor. E tudo isso se deve a interpretação de Kingsley Ben-Adir que é assustadoramente boa conforme ele demonstra domínio e controle sobre aqueles que estão sendo usado como peças potentes para a sua vingança contra a humanidade – e Fury. Isso faz com que a audiência mal possa esperar o momento em que tanto Gravik quanto Fury irão ficar frente a frente.

Outro ponto positivo são os diálogos desse episódio, que estão muito menos engraçadinhos, embora ainda haja humor para dar e vender de uma forma inteligente. Também estão bem mais longos, sem medo de durarem por minutos que importam para dar progresso à narrativa. Dá para sentir o trabalho de uma escrita de uma produção que se importa com a história, que acredita nela, que sabe emaranhar bem os pontos necessários e relevantes. Todo o arrasto do primeiro episódio desabrochou como uma flor e está se desenrolando para um grande momento capaz de tirar fôlegos (assim esperamos) até o final da série.

Deixando às expectativas de lado, é bom que a série tenha apresentado a renúncia de G’iah ao massacre de Gravik sem causar muito alarde. Imaginar que este episódio poderia ser dedicado apenas a mudança de lado que a filha de Talos seria um desperdício do tempo que precisa fazer o tempo andar. Embora não seja impossível imaginar que a série esteja preparando uma exposição maior para a personagem de Emilia Clarke, a aposta é que ao menos a execução seja positiva quando esse momento chegar.

Aprendemos nesse episódio que Fury não é essa figura arrogante incapaz de reconhecer seus erros quando ele se desculpa com Talos. O mesmo homem que formou os Vingadores é sim capaz de sentir desespero e mostrar vulnerabilidade e tudo isso se dá após o traumático blip que o afetou mentalmente. É quase como se o ato feito por Thanos em Guerra Infinita fosse o arrancar de máscaras que o icônico personagem tanto precisava para trazer à superfície seus sentimentos, sejam eles amor ou medo.

Talos também não fica de lado nesse episódio. Após se resolver com Fury, o personagem se lança para cima de Gravik para mostrar a ele que é tão capaz de manter o controle da situação quanto o vilão. O diálogo entre os dois sobre não subestimar a humanidade é algo que reverbera tanto nessa nova produção quanto em outros filmes da Marvel, onde vemos o potencial dos Vingadores quando eles se juntam a uma causa em comum.

Das duas uma: ou Gravik demonstrará ser um vilão tão esperto a ponto de prever o próximo passo de cada obstáculo que ficar em seu caminho ou viverá para ver seus planos afundarem quando suas emoções dominarem seu objetivo abrindo furos no seu plano tão perfeito de dominar o mundo.

A adaptação de Invasão Secreta está sendo um dos melhores atos da Marvel de 2023, e tem chances de tanto melhorar quanto piorar, dependendo do quanto nos for demonstrado que os envolvidos na série se importam com esse mais novíssimo projeto do Disney Plus.

Série: Invasão Secreta

Direção: Ali Selim

Elenco: Samuel L. Jackson, Emilia Clarke, Colbie Smulders, Kingsley Ben-Adir, Ben Mendelsohn, Olivia Colman, Martin Freeman, Dermot Mulroney e Killian Scott

Nota: 10,00

Invasão Secreta estreia episódios novos todas às quarta-feiras no Disney Plus.

Deixe um comentário