Avatar: O Caminho da Água finalmente estreou na última quinta-feira (15) nos cinemas após um hiato de mais de dez anos.
O longa dirigido por James Cameron havia prolongado sua sequência, bem como os outros filmes da pós-produção de um dos maiores recordistas das telonas, para trabalhar nos efeitos especiais que todo o mundo incrível do filme precisa para ganhar vida.
Agora que finalmente está entre nós, o filme arrancou não somente suspiros como também 2, 3 bilhões de reais logo no primeiro final de semana de sua estreia.
Mas, embora tenha feito sucesso, nem todos sabiam que o filme iria estrear neste ano. E, por incrível que pareça, esse desconhecimento veio diretamente do próprio elenco de Avatar 2.
Pode parecer piada – ou talvez até combinado -, mas a atriz Edie Falco e o ator Stephen Lang esqueceram completamente da existência do filme, chegando até mesmo a acreditarem que ele já havia sido lançado e sido um fracasso de bilheteria.
A dúvida de Falco, que no longa interpreta a General Frances Ardmore, veio logo após a mesma afirmar que havia gravado cenas para o filme recorrente há quatros anos atrás. Embora essa duração não se compare ao tempo que Caminho da Água demorou a ficar pronto, a atriz simplesmente se esqueceu dele.
“Eu vi o primeiro quando saiu. O segundo Avatar eu filmei há quatro anos. Eu tenho estado ocupada e fazendo coisas. Alguém mencionou Avatar e eu pensei: ‘Acho que saiu e não foi muito bem porque não ouvi nada sobre isso’”, revelou a atriz ao site ScreenRant.
Edie Falco tem interpretado diversos papéis na televisão, portanto estado ocupada, o que provavelmente desencadeou o esquecimento sobre sua participação no projeto.
Já no caso de Stephen Lang que protagonizou papéis em filmes como O Homem nas Trevas e Old Man, e que em Avatar interpreta o Coronel Miles Quartitch, um dos antagonistas do primeiro filme, o ator pensou que não estaria vivo para ver a sequência chegar aos cinemas.
“Fui avisado bem no início, da maneira mais informal possível. Não foi em uma reunião ou algo do tipo. A gente estava tomando uma cerveja, e isso foi em 2007”, contou Miles Quaritch.
“E sabe o que eu fiz? Eu imediatamente enterrei aquela informação e me esqueci dela, porque eu estava focado em fazer tudo certo no primeiro filme”.
Apesar disso tudo, Lang acreditou em James Cameron e afirmou que o diretor possui palavra, apesar de justificar a sua demora de 13 anos com o fato de “ele ser só mais um homem”.
E aí, jogada de marketing ou surto coletivo?