‘Fale Comigo’: entenda desfecho de personagem no final do filme

Matheus Martins

Com uma sequência já garantida, Fale Comigo chegou aos cinemas nesta semana nas salas de todo o Brasil. O horror, feito pela dupla de irmãos do canal RackaRacka, foi grande atração em festivais como o Sundance, e recebeu ressalvas positivas do público e da crítica.

Relacionados:

O longa, apesar de ter vários elementos que segue o gênero do horror (e do horror elevado) com afinco, tem um desfecho bem diferente para um dos personagens do filme.

Não entendeu direito o que aconteceu? Fique tranquilo que iremos explicar tudo!

Cuidado! O texto abaixo

contém spoilers do final de ‘Fale Comigo’!

Fale Comigo é, acima de tudo, um filme sobre planos espirituais, especialmente sobre um plano onde as almas ficam apriosionadas. O único contato delas é uma mão embalsamada capaz de trazê-las de volta em um jogo macabro adolescente.

A brincadeira é a seguinte: você deve segurar a mão e dizer as palavras “Fale Comigo”, e um espiríto surgirá bem na sua frente, empodrecido e assustador. Logo depois, a segunda etapa é dizer “Eu te deixo entrar” para que o espiríto entre em seu corpo e você sinta a “viagem”.

A regra da brincadeira é de que a possessão aconteça ao menos por nove segundos. Mais do que isso e o espiríto acaba entrando em uma briga com o hospedeiro.

Mia, a protagonista do filme, é quem acaba extrapolando essa regra quando o jovem irmão de sua melhor-amiga entra na brincadeira. Ela acredita estar em contato com a mãe, quem faleceu há dois anos atrás,

A partir daí, a personagem é ludibriada a acreditar que pode encontrar uma solução seguindo as vozes dos espirítos que começam a rodea-lá. A crença de Mia chega a ser tanta que ela quase empurra o irmão mais novo de sua amiga na estrada por acreditar que isso irá salvá-lo dos espirítos.

É então que, num gesto de sacrifício em salvar a todos, Mia atira a si mesma na avenida cheia de carros e morre.

A sequência final do filme deixa tudo subtendido para entendermos que as outras pessoas seguiram em frente, com os amigos de Mia se recuperando em um hospital e ela não conseguindo entrar em contato com eles.

No final, ela é guiada pela luz de uma vela para um novo grupo de adolescentes jogando o mesmo jogo.

A conclusão não é só assustadora e vai na contramão de filmes do gênero onde o herói escapa de entidades malignas, como nos informa detalhes sobre a continuçção: no fim das contas, o Fale Comigo nunca parou, apenas trocou de mão e deve arruinar mais vidas daqui para frente.

Fale Comigo está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Deixe um comentário