Greta Gerwig entra para história com bilheteria de Barbie

Matheus Martins

Greta Gerwig, a diretora de Barbie conquistou um feito histórico na indústria cinematográfica ao lançar o filme, que arrecadou uma impressionante quantia de US$ 155 milhões em seu fim de semana de estreia.

Com esse resultado, ela estabeleceu um novo recorde para a maior abertura de todos os tempos para um filme dirigido por uma mulher, superando as marcas anteriores de Capitã Marvel (dirigido por um casal) que arrecadou US$ 153 milhões em 2019, e “Mulher-Maravilha”, que detinha o recorde para um filme dirigido exclusivamente por uma mulher com sua estreia de US$ 103 milhões em 2017.

Esse marco na carreira de Greta representa um avanço significativo para a igualdade de gênero na indústria do cinema.

A cineasta tem um histórico notável, com indicações ao Oscar por seus trabalhos em Lady Bird e Adoráveis Mulheres. Para a criação de Barbie, Gerwig co-escreveu o roteiro ao lado de seu parceiro, Noah Baumbach.

Nas primeiras exibições de aguardado longa, 67% do público era composto por mulheres. Essa estatística é especialmente significativa, considerando que a maioria dos filmes que alcançam mais de US$ 100 milhões em sua estreia costumam atrair predominantemente uma audiência masculina.

Com o impacto de “Barbie”, seu próximo projeto será uma superprodução com criaturas mágicas e efeitos visuais: a adaptação da aclamada franquia de fantasia “As Crônicas de Nárnia”, que será lançada na plataforma da Netflix. No entanto, a diretora já apontou um certo medo de trabalhar com a franquia.

Além de estabelecer um novo recorde para filmes dirigidos por mulheres, Barbie também alcançou o título de maior fim de semana de estreia do ano, superando Super Mario Bros. – O Filme, que havia arrecadado US$ 146 milhões.

O sucesso de Barbie foi impulsionado pelo fenômeno conhecido como “Barbenheimer”, no qual os espectadores optaram por assistir a sessões duplas de “Barbie” e “Oppenheimer”, o drama histórico dirigido por Christopher Nolan. Esse fenômeno contribuiu para um dos maiores fins de semana de bilheteria nos EUA desde o início da pandemia.

Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que interpretaram de forma estereotipada os icônicos personagens Barbie e Ken, foi produzido com um orçamento de US$ 145 milhões. Além de seu sucesso nas bilheterias, o filme também teve um impacto positivo nas ações da fabricante da boneca, a Mattel, que experimentou uma valorização significativa no mercado de ações.

O filme está em cartaz nos cinemas.

Deixe um comentário