Oppenheimer: Christopher Nolan diz que filme contém zero cenas em CGI

Matheus Martins

Ao lado de Barbie, Oppenheimer segue como um dos filmes mais aguardados do mês. Dirigido por Christopher Nolan (Batman Begins), o diretor aproveitou para revelar que o filme contará com zero cenas em CGI.

Em uma entrevista ao Collider, o cineasta mencionou que o filme, que narra a história do físico J. Robert Oppenheimer, não utiliza efeitos de computação gráfica. A declaração é, ao mesmo tempo, um feito memorável e uma alfinetada aos filmes da Marvel, que são tão conhecidos pelos efeitos especiais.

“É uma experiência intensa, porque é uma história intensa. Mostrei a um cineasta recentemente que disse que é uma espécie de filme de terror. Não discordo. Quando estava terminando o filme, comecei a sentir essa cor que não está nos meus outros filmes… Escuridão, apenas escuridão. Está lá. O filme luta contra isso.”

Nolan também expressou sua satisfação por ter concluído a pós-produção, pois estava experimentando desconforto ao continuar trabalhando em um tema tão sombrio.

“Sabe, fiquei aliviado por ter terminado. É muito pesado. Mas gosto muito de assistir ao filme. Acho que você vai entender o que estou falando quando você assistir. É um complicado se divertir com coisas terríveis, sabe? É aí que entra a dimensão do terror.”

Em dezembro de 2022, Nolan já havia divulgado que a equipe do filme optou por recriar de maneira prática o Teste Trinity, a primeira detonação de uma arma nuclear. Além disso, cientistas reais foram utilizados como figurantes para trazer mais autenticidade aos eventos secundários. Para capturar a essência de Oppenheimer, o cineasta também empregou uma tecnologia desenvolvida especificamente para o filme, permitindo a gravação de cenas em preto e branco no formato IMAX.

Vale ressaltar que o filme terá uma duração de 3 horas (180 minutos), o que o torna a produção mais longa da carreira de Nolan.

Além disso, a MPA (Motion Picture Association) classificou o filme como Rated-R (restrito a maiores de 17 anos) devido a “cenas de sexualidade, nudez e linguagem inapropriada”.

Christopher Nolan dirige e escreve o roteiro baseado na biografia de Kai Bird e Martin Sherwin, intitulada “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, publicada em 2006.

O elenco de destaque de Oppenheimer inclui Cillian Murphy, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck, entre outros.

A data de estreia do filme no Brasil está marcada para 20 de julho.

Deixe um comentário