As produções live-action são conhecidas por sempre andar no meio-termo entre desagradar ou desgradar muito. Então neste ano, os estúdios responsáveis por esses tipos de produção tiveram uma escolha muito mais inteligente ao trazerem obras que não tivessem apenas fidelidade, mas uma histótia própria e única que agradasse os fãs de cada universo.
Abaixo você confere os maiores live-action de 2023 que fizeram história em streamings e salas de cinema do mundo todo.
1. The Last of Us
A adaptação do jogo da Naughty Dog foi uma das primeiras produções do ano que deram o que falar. Exibida semanalmente pela HBO Max, os fãs puderam surto com um mundo desolado pelo Cordyceps com detalhes ainda mais realistas do cenário norte-americano destruído.
Os elogios também vão às atuações de Pedro Pascal e Bella Ramsey que incorporaram Joel e Ellie, dois sobreviventes de facções distintas que precisam saber como conviver se quiserem chegar aos seus objetivos.
2. Dungeons and Dragons: Honra Entre Rebeldes
Não se falou muito sobre esse filme que leva Chris Pine, Michelle Rodriguez, Justice Smith, Sophia Lillis e Regé Jean-Page num elenco pra lá de divertido e emocionante.
Seguindo bem a premissa de um filme de aventura, o longa soube equilibrar humor, ação e magia de um jeito que não se via em títulos com a mesma pegada há muito tempo.
Produzido pela Paramount Pictures, seguimos a história de um grupo de ladrões que sofreram jma grande trapaça e acabaram sendo presos. Após anos enjaulados, eles descobrem que um dos membros do bando usou magia das trevas para enriquecer na cidade.
3. A Pequena Sereia (veja nossa crítica)
Um dos live-actions mais aguardados da Disney do ano foi a A Pequena Sereia, produção estrelada por Halle Bailey da dupla musical Chloe e Halle.
Apesar da desavenças do público que não soube bem apresentar uma boa representatividade, o longa animou os fãs que puderem rever suas músicas favoritas da história como Parte do Seu Mundo na voz de Halle.
Na produção, a história é a mesma: a sereia Ariel se encanta pelo mundo e acaba tendo uma paixão pelo humano Eric. Decidida a viver uma vida diferente, Ariel então troca sua cauda por pernas para encontrar seu amado. Ela só não contava com Úrsula, sua tia vingativa que armou tudo.
4. Twisted Metal
Twisted Metal é uma série de televisão americana de ação pós-apocalíptica e comédia desenvolvida por Rhett Reese, Paul Wernick e Michael Jonathan Smith.
A série é baseada na franquia de videogames de combate veicular do mesmo nome publicada pela Sony Interactive Entertainment. A série segue um estranho tagarela que é oferecido uma chance de uma vida melhor, mas apenas se ele puder entregar com sucesso um pacote misterioso através de um deserto pós-apocalíptico.
A série estreou em 27 de julho de 2023 e tem Anthony Mackie, Stephanie Beatriz e Joe Seanoa como protagonistas.
5. Barbie (veja nossa crítica)
Sendo uma das atrações do cinema que compartilharam com Oppenheimar a bilheteria, o live-action de Barbie foi uma das estreias mais aguardadas de 2023, além de uma das mais bem-sucedidas.
Margot Robbie e Ryan Gosling estreiam esse épico onde Barbie e Ken vivem na perfeita Barbielândia, que começa a ser afetada quando a Barbie genérica acaba por dar defeitos. Juntos, os dois viajam para o mundo real para encontrar quem possa estar intervindo em seu universo e descobrem as diferentes mudanças que seus papéis resultaram na humanidade.
6. Besouro Azul (veja nossa crítica)
Da DC Studios, Besouro Azul traz a primeira história de super-herói latina das histórias em quadrinhos, Jaime Reyes, um adolescente que volta para sua cidade apenas para descobrir que uma grande empresa se apossou dos trabalhos e tirou casas.
Jaime então se acaba conectando a um dispositivo, o Escaravelho Azul, que o transforma numa máquina super-poderosa capaz de detonar quem quiser.
O filme teve um grande sucesso aqui em terras tupiniquins pela participação da atriz Bruna Marquezine, que faz o interesse amoroso de Jaime.
7. One Piece (veja nossa crítica)
Surpreendendo até a própria Netflix, outro live-action que deu certo neste ano foi One Piece, obra de Eiichiro Oda adaptada do mangá de mesmo nome.
A Netflix não possui um histórico muito bom em trazer live-actions que viessem para o ocidente e funcionassem, por isso todos ficaram surpresos com a série dos chapéus de palha que funcionou até bem demais e bateu recordes de audiência no streaming.
Na história, acompanhamos o aspirante a pirataria Monkey D. Luffy que reúne uma trupe de diferentões para compor seu bando.
8. Five Nights at Freddy’s (veja nossa crítica)
Completando essa lista, Five Nights at Freddy’s é o live-action da famosa franquia de jogos criada por Scott Cawthon onde uma trupe de brinquedos desligados assombra uma lanchonete abandonada.
Para lutar pela guarda de sua irmã mais nova, o ex-segurança Mike aceita trabalhar em turnos noturnos no Freddy Fazbear Pizza, onde os assustadores animatronics ganham vida à noite.
No elenco do filme, Josh Hutcherson e Matthew Lillard encabeçam o projeto.
O filme está em cartaz nos cinemas.